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Artigo de FONOAUDIOLOGIA

Psicopedagogia

Avaliacao Pscopedagógica: é um Processo contínuo , onde é analisada a situação da criança dentro do seu contexto escolar, familiar e social, onde haverá investigação dos fatores que estão interferindo no seu processo de aprendizagem.

Processo Corretor: Detecta as dificuldades e trabalha promovendo sugestões e orientações tanto para os pais quanto para os professores. O Psicopedagogo desenvolve atividades que estimulam as funções cognitivas que não estão ativadas no individuo, contribuindo para a construção da sua autonomia e independência.

 

Quando é hora de pedir ajuda?

 

Notas vermelhas, baixo rendimento escolar, falta de atenção, desorganização com material escolar e hiperatividade podem ser sinais da necessidade de um psicopedagogo para uma Avaliação Psicopedagógica.

Desde 2004 atuando como psicopedagoga clínica, Rejane Cássio A. Chibior ressalta que o acompanhamento psicopedagógico tem como objetivo abordar o processo de aprendizagem, como esse se desenvolve e de que forma o indivíduo se relaciona com o aprender, nos aspectos cognitivos, emocionais e sociais. Quando há dificuldades de acompanhamento do desenvolvimento da turma, os pais devem consultar um profissional dessa área antes de procurar às aulas de reforço escolar, com professores particulares. “Temos que investigar o que está acontecendo com este aluno que está apresentando sinais de dificuldade de aprendizagem, devendo ser avaliado por um psicopedagogo, que têm condições mais específicas de fazer um diagnóstico correto e tratar o problema, seja ele qual for”, diz. Rejane ressalta que os pais precisam estar sempre atentos para qualquer comportamento de seu filho, seja ele qual for para não deixar acumular as notas e prejudicar sua autoestima.

Um simples questionamento de como foi seu dia, o que fez na escola, já se pode perceber que algo não está indo muito bem. Sendo assim a família deve procurar um psicopedagogo, nem que seja para bater um papo e tirar as dúvidas.

Após o diagnóstico, o psicopedagogo irá tratar as causas das dificuldades de aprendizagem e não a dificuldade em si, como ocorre no caso das aulas particulares de reforço. O tratamento (processo corretor) é trabalhado também com a família através de orientações e atitudes a fim de colaborar com o progresso da criança/adolescente na organização dos afazeres e pertences contribuindo para que esta se sinta mais segura e confiante perante a família. Quanto à escola, a Psicopedagoga atua junto aos coordenadores e professores com o objetivo de levantar dados na rotina escolar do aluno, como seu rendimentos nas disciplinas, organização, interesse, comportamento em sala de aula.

A psicopedagoga Rejane ressalta também a importância de trabalhar a autonomia nas crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem. “Todos são capazes, cada um no seu ritmo e no seu limite”, afirma.

 

Autor(a): Rejane Cássio A. Chibior - 11/06/2015

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